Jose
Carlos Libâneo nasceu no ano de 1945 em Angatuba no Estado de São Paulo.
Desde as séries iniciais estudou no Seminário Diocesano de Sorocaba (SP).
No ano de 1966 formou-se em Filosofia na PUC
de São Paulo, depois recebeu o título de mestre em Filosofia
da Educação (1984) e História da Educação (1990).
1967-Doutor por seis anos do Ginásio Estadual
Pluricurricular Experimental;
1973- Fundou o centro de treinamento e
Formação de professores;
1975- Lecionou na Universidade Federal de
Goiás na faculdade de educação;
1976-1980- Foi afastado da UFG por ter direitos
políticos cassados pelo regime militar;
1980- Recebeu beneficio da Anistia e retornou como
professor na UFG;
1996- Aposentou - se desde 1997 leciona
na Universidade Católica de Goiás e é vice-coordenador do mestrado
em educação.
Das obras publicadas:
Didática
Adeus professor, Adeus professora?-Novas exigências
educacionais e profissão docente.
Pedagogia e Pedagogos, para que?
Organização e gestão da escola.
Aceleração Escolar-Estudos sobre educação de
adolescentes e adultos (1976).
Democratização da Escola Publica-A pedagogia
critico-social dos conteúdos.
José Carlos Libânio em seu livro
fala a respeito que ninguém escapa da pedagogia, pois ela esta em todo lugar seja
para aprender ou ensinar. E o pedagogo precisa ser um profissional qualificado
para atuar em diversos campos educativos mesmo se ele estiver em áreas como,
coordenação ou administração, mas precisa estar envolvido, pois a cada dia
novos métodos aparecem e a todo o momento as coisas se renovam, pois a
pedagogia é um campo de conhecimento e ações onde você lida com várias
situações a todo o momento.
A Pedagogia escolar é destinada a
investigar fatos, processos, contextos, problemas, referentes à educação
escolar a instrução e ao ensino, pois existem vários críticos, mas nenhuma
dessas pessoas passou por uma sala de aula para compreender o que se passa seja
na organização, aprendizagem onde só o pedagogo consegue observar, pois ele
esta presente na vida de cada aluno, querendo sempre o melhor para ele.
José Carlos Libânio fala em seu
livro a respeito da pedagogia de hoje no Brasil que ela vive um grande paradoxo
por um lado esta em alta na sociedade nos meios de comunicação, nas ONGs e em
alguns meios profissionais, mas olhando por outro lado ela esta em um nível baixo
se tratando de setores intelectuais e profissionais no meio educacional. Muitos
se dizem educadores, mas nem sempre os sentidos que dão ao termo educação
aplicam se as mesmas realidades, pois muitos se ocupam em um planejamento,
organização e esquece-se de aplicar um ensino mais amplo nas áreas sociais o
que acontece a sua volta.
Com o passar dos anos vemos como a
pedagogia e os pedagogos estão mudando, pois muitos não acreditam, mas em um
ensino de qualidade e se deixam passar, por que na maioria das vezes não há um investimentos
total na área da educação na maioria das vezes algumas regiões recebe o apoio,
mas outras não e na maioria das vezes se acostumam com o que tem e não luta por
algo melhor para a sociedade, pois isso vai refletir, mas a frente.
José Carlos Libânio propõe um conjunto
de objetivos para se ter uma educação básica de qualidade onde haja uma
preparação do aluno para o mercado de trabalho, um cidadão trabalhador capaz de
interferir criticamente na realidade para transforma- lá, a participação social
e a formação ética para formação de valores e atitudes.
Mas para que haja uma educação
de qualidade é preciso que haja um incentivo na área da educação para que os
pedagogos comecem ter uma visão melhor do futuro, para que lá na frente possam
ver que valeu a pena tirar um tempo para aprender e ensinar a cada dia, um
ensino de qualidade.
“Ninguém escapa da educação (Carlos Brandão,
1981)”
Usando a frase de Carlos
Brandão, está claro que a palavra educação é um tesouro para a humanidade, pois
á todo o momento necessitamos usá-la. Isso nos leva a refletir que o professor
não é a única pessoa que pratica essa ação e se utilizamos sempre, isso
significa que qualquer pessoa pode exercer.
Existem vários meios de
receber educação, como por exemplo, a família, escola, e meios de comunicação
sendo essa formal e não-formal e isso nos leva á crer que a cada dia que passa
o poder pedagógico está sendo valorizado nas empresas. A meu ver essa é uma
ação é brilhante, pois para o ser humano o dinheiro e a comida não é o
suficiente para sua sobrevivência. È de extrema importância um apoio pedagógico
e psicológico, mas com todas essas contribuições o professor ainda não é
valorizado, e isso transparece para nós pelos baixos salários, a falta de
materiais adequados, o reconhecimento da sociedade, pois eles acreditam ser a
pior profissão e isso aflige o profissional que dessa forma deixa transluzir
para todos que está trabalhando por obrigação ou porque não tem outra opção.
A pedagogia nos abre um
leque de oportunidades, dá subsídios ao individuo para atuar em vários campos educativos.
Salientando o objetivo de pedagogia que é a melhoria no processo de
aprendizagem, o pedagogo para atuar no processo educativo precisa ter toda a
bagagem que o curso oferece e, além disso, á pratica da educação.
“Há uma ideia de senso
comum, inclusive de muitos pedagogos, de que pedagogia é o modo como se ensina o modo de ensinar a matéria, o uso de técnicas de ensino.” (LIBÂNEO, 2010, p.29)
Há outra parte onde o mesmo
usando suas idéias, diz:
A pedagogia ocupa-se, de
fato, dos processos educativos, métodos, maneiras de ensinar, mas antes de tudo
ela tem um significado bem amplo, bem mais globalizante.(LIBÂNEO, 2010, p.29)
Isso elucida que a pedagogia
possui um campo magnífico de conhecimento a ser passado, que a meu parecer não
dá subsídios apenas para os pedagogos mais também para os psicólogos, economistas
entre outras profissões. Para continuarmos nosso discurso é necessário ter
conhecimento da história da pedagogia.
Segundo Libâneo (2010, p.46)
No Brasil o curso de pedagogia teve sua primeira regulamentação em 1939, onde a
formação se daria no curso de bacharel que na época era mais conhecido como
técnico em educação, já na lei n°4.024/61 o curso se manteve para formação de
pedagogo e regulamentam as licenciaturas, mais isso não foi tão longe, pois a
última regulamentação existente abole a distinção entre bacharelado e
licenciatura, porém mantém a formação de especialistas para nas várias
habilitações e mais para frente com a legislação em vigor o curso de pedagogia
recebe o titulo de licenciatura.
O curso de pedagogia é
conhecido por ciência pela sua facilidade de analisar a realidade educativa em
todos os campos, tenho essas palavras como a mais pura verdade, pois o estudo
deste curso beneficia a todos auxiliando na forma como agir diante de variadas
situações que nos deparamos direta ou indiretamente também ligadas às práticas pedagógicas.
Segundo Beillerot (1985) a
pedagogia possui duas esferas de ação educativa: Escolar e extra-escolar. A
pedagogia escolar apresenta três tipos de atividades: Professores de ensino público e privado.
· Operando nos níveis
centrais temos: gestores, planejadores, coordenadores e etc. Atuando em órgãos público, privados e públicos não-estatais: animadores, psicopedagogos, clínicos e etc.
Já na esfera
extra-escolar, temos: formadores, organizadores, serviço de saúde, entre
outros.
A atuação do pedagogo
na escolar é de suma importância, pois dá subsídios aos professores para melhor
atender suas dificuldades, sendo assim os conteúdos metodologia entre outras.
Vale ressaltar que o docente possui a função de atuar na sala de aula e o
pedagogo na orientação do professor, mais isso não significa que o professor não possa
ser um administrador escolar, basta ter o conhecimento adequado, levando em conta
que o professor precisa ter uma formação continuada para conseguir resolver as
novas dificuldades que aparece no rendimento escolar.
Na atualidade a
presença de um pedagogo na escola tornou-se cada vez mais preciso pela
exigência do sistema de ensino e da realidade escolar, essas exigências com
apenas um objetivo que é melhorar a qualidade do ensino para a população.
A meu ver o professor
necessita ter uma formação continuada, pois a cada dia surge um novo dilema na
educação que só pode se resolver com o apoio dessa formação, lembrando que o
caminho que o pedagogo percorre é bem parecido com o de um médico, pois se o
profissional da saúde não se atualiza quando surgem novas enfermidades o mesmo
não poderá atendê-las.
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