sábado, 23 de novembro de 2013

JOSÉ CARLOS LIBÂNEO

QUEM SOU EU?


Jose Carlos Libâneo nasceu  no ano de 1945 em Angatuba no Estado de São Paulo. Desde as séries iniciais estudou  no Seminário Diocesano de Sorocaba (SP).
No ano de 1966 formou-se em Filosofia  na PUC de São Paulo, depois  recebeu o título de mestre  em Filosofia da Educação (1984) e História da Educação  (1990).
1967-Doutor por seis anos do Ginásio Estadual Pluricurricular Experimental;
1973- Fundou o centro de treinamento  e Formação de professores;
1975- Lecionou na Universidade  Federal de Goiás na faculdade de educação;
1976-1980- Foi afastado da UFG por ter direitos políticos cassados pelo regime militar;
1980- Recebeu beneficio da Anistia e retornou como professor na UFG;
1996- Aposentou - se  desde 1997  leciona na Universidade Católica  de Goiás e é vice-coordenador  do mestrado em educação. 
Das obras publicadas:
Didática
Adeus professor, Adeus professora?-Novas exigências educacionais  e profissão docente.
Pedagogia e Pedagogos, para que?
Organização e gestão da escola.
Aceleração Escolar-Estudos sobre  educação de adolescentes e adultos (1976).
Democratização da Escola Publica-A pedagogia critico-social dos conteúdos.




LIVRO EM DESTAQUE






               José Carlos Libânio em seu livro fala a respeito que ninguém escapa da pedagogia, pois ela esta em todo lugar seja para aprender ou ensinar. E o pedagogo precisa ser um profissional qualificado para atuar em diversos campos educativos mesmo se ele estiver em áreas como, coordenação ou administração, mas precisa estar envolvido, pois a cada dia novos métodos aparecem e a todo o momento as coisas se renovam, pois a pedagogia é um campo de conhecimento e ações onde você lida com várias situações a todo o momento.
              A Pedagogia escolar é destinada a investigar fatos, processos, contextos, problemas, referentes à educação escolar a instrução e ao ensino, pois existem vários críticos, mas nenhuma dessas pessoas passou por uma sala de aula para compreender o que se passa seja na organização, aprendizagem onde só o pedagogo consegue observar, pois ele esta presente na vida de cada aluno, querendo sempre o melhor para ele.
               José Carlos Libânio fala em seu livro a respeito da pedagogia de hoje no Brasil que ela vive um grande paradoxo por um lado esta em alta na sociedade nos meios de comunicação, nas ONGs e em alguns meios profissionais, mas olhando por outro lado ela esta em um nível baixo se tratando de setores intelectuais e profissionais no meio educacional. Muitos se dizem educadores, mas nem sempre os sentidos que dão ao termo educação aplicam se as mesmas realidades, pois muitos se ocupam em um planejamento, organização e esquece-se de aplicar um ensino mais amplo nas áreas sociais o que acontece a sua volta.
             Com o passar dos anos vemos como a pedagogia e os pedagogos estão mudando, pois muitos não acreditam, mas em um ensino de qualidade e se deixam passar, por que na maioria das vezes não há um investimentos total na área da educação na maioria das vezes algumas regiões recebe o apoio, mas outras não e na maioria das vezes se acostumam com o que tem e não luta por algo melhor para a sociedade, pois isso vai refletir, mas a frente.
             José Carlos Libânio propõe um conjunto de objetivos para se ter uma educação básica de qualidade onde haja uma preparação do aluno para o mercado de trabalho, um cidadão trabalhador capaz de interferir criticamente na realidade para transforma- lá, a participação social e a formação ética para formação de valores e atitudes.
                 Mas para que haja uma educação de qualidade é preciso que haja um incentivo na área da educação para que os pedagogos comecem ter uma visão melhor do futuro, para que lá na frente possam ver que valeu a pena tirar um tempo para aprender e ensinar a cada dia, um ensino de qualidade. 

Ninguém escapa da educação (Carlos Brandão, 1981)”
           Usando a frase de Carlos Brandão, está claro que a palavra educação é um tesouro para a humanidade, pois á todo o momento necessitamos usá-la. Isso nos leva a refletir que o professor não é a única pessoa que pratica essa ação e se utilizamos sempre, isso significa que qualquer pessoa pode exercer.
Existem vários meios de receber educação, como por exemplo, a família, escola, e meios de comunicação sendo essa formal e não-formal e isso nos leva á crer que a cada dia que passa o poder pedagógico está sendo valorizado nas empresas. A meu ver essa é uma ação é brilhante, pois para o ser humano o dinheiro e a comida não é o suficiente para sua sobrevivência. È de extrema importância um apoio pedagógico e psicológico, mas com todas essas contribuições o professor ainda não é valorizado, e isso transparece para nós pelos baixos salários, a falta de materiais adequados, o reconhecimento da sociedade, pois eles acreditam ser a pior profissão e isso aflige o profissional que dessa forma deixa transluzir para todos que está trabalhando por obrigação ou porque não tem outra opção.
           A pedagogia nos abre um leque de oportunidades, dá subsídios ao individuo para atuar em vários campos educativos. Salientando o objetivo de pedagogia que é a melhoria no processo de aprendizagem, o pedagogo para atuar no processo educativo precisa ter toda a bagagem que o curso oferece e, além disso, á pratica da educação.
        “Há uma ideia de senso comum, inclusive de muitos pedagogos, de que pedagogia é o modo como se ensina o modo de ensinar a matéria, o uso de técnicas de ensino.” (LIBÂNEO, 2010, p.29)
            Há outra parte onde o mesmo usando suas idéias, diz:
A pedagogia ocupa-se, de fato, dos processos educativos, métodos, maneiras de ensinar, mas antes de tudo ela tem um significado bem amplo, bem mais globalizante.(LIBÂNEO, 2010, p.29)
          Isso elucida que a pedagogia possui um campo magnífico de conhecimento a ser passado, que a meu parecer não dá subsídios apenas para os pedagogos mais também para os psicólogos, economistas entre outras profissões. Para continuarmos nosso discurso é necessário ter conhecimento da história da pedagogia.
          Segundo Libâneo (2010, p.46) No Brasil o curso de pedagogia teve sua primeira regulamentação em 1939, onde a formação se daria no curso de bacharel que na época era mais conhecido como técnico em educação, já na lei n°4.024/61 o curso se manteve para formação de pedagogo e regulamentam as licenciaturas, mais isso não foi tão longe, pois a última regulamentação existente abole a distinção entre bacharelado e licenciatura, porém mantém a formação de especialistas para nas várias habilitações e mais para frente com a legislação em vigor o curso de pedagogia recebe o titulo de licenciatura.
         O curso de pedagogia é conhecido por ciência pela sua facilidade de analisar a realidade educativa em todos  os campos, tenho essas palavras como a mais pura verdade, pois o estudo deste curso beneficia a todos auxiliando na forma como agir diante de variadas situações que nos deparamos direta ou indiretamente também ligadas às práticas pedagógicas.
           Segundo Beillerot (1985) a pedagogia possui duas esferas de ação educativa: Escolar e extra-escolar. A pedagogia escolar apresenta três tipos de atividades: Professores de ensino público e privado.
·          Operando nos níveis centrais temos: gestores, planejadores, coordenadores e etc.Atuando em órgãos público, privados e públicos não-estatais: animadores, psicopedagogos, clínicos e etc.
Já na esfera extra-escolar, temos: formadores, organizadores, serviço de saúde, entre outros.
         A atuação do pedagogo na escolar é de suma importância, pois dá subsídios aos professores para melhor atender suas dificuldades, sendo assim os conteúdos metodologia entre outras. Vale ressaltar que o docente possui a função de atuar na sala de aula e o pedagogo na orientação do professor, mais isso não significa que o professor não possa ser um administrador escolar, basta ter o conhecimento adequado, levando em conta que o professor precisa ter uma formação continuada para conseguir resolver as novas dificuldades que aparece no rendimento escolar.
         Na atualidade a presença de um pedagogo na escola tornou-se cada vez mais preciso pela exigência do sistema de ensino e da realidade escolar, essas exigências com apenas um objetivo que é melhorar a qualidade do ensino para a população.
          A meu ver o professor necessita ter uma formação continuada, pois a cada dia surge um novo dilema na educação que só pode se resolver com o apoio dessa formação, lembrando que o caminho que o pedagogo percorre é bem parecido com o de um médico, pois se o profissional da saúde não se atualiza quando surgem novas enfermidades o mesmo não poderá atendê-las.


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